segunda-feira, 14 de julho de 2008

Resumo tosco do "adote um calouro".

Justificativa:
A constituição federal brasileira criou, principalmente com a Instituição da Defensoria pública, uma idéia prescritiva de que o acesso a justiça deve ser incentivado. As medidas contra a crise no ensino jurídico entraram em consonância com essa perspectiva, estabelecendo, assim, que as faculdades tivessem núcleos de prática jurídica que possibilitassem um acesso a justiça.
A UnB pôs o nucleo de prática jurídica (NPJ)justamente na Ceilândia, local em que a população é mais pobre e, portanto, tem mais dificuldade de utilizar do aparelho judiciário para resolver seus conflitos.
No entanto, há uma diferença sociológica, simbológica e conceitual entre as pessoas, cidadãos de Ceilândia, que necessitam do acesso ao judiciário, e os alunos do curso de direito, que possuem uma formação diferente.
Nessa falta de liame entre os que demandam do serviço do NPJ e os que promovem esse serviço, observou-se uma certa ineficácia do objetivo fim do núcleo.
Outro problema é que os alunos do direito estão entretidos num curso de iniciação ao conhecimento do judiciário. A falta de contextualização sobre como ocorre o funcionamento da composição de lides pelo judiciário inclui o aluno no curso de maneira inadequada, pois o aparelho judiciário é visto como algo distante e ter aula de "Teoria geral do Processo", sem nem mesmo ter se envolvido com isto, é bem chato.
O projeto tenta utilizar, por meio da extensão, uma forma de unir uma introdução do aluno ao mundo jurídico formal, assim como uma forma de qualificá-lo para atender, através da sua perspectiva como jurista, demandas sociais diferentes.

Objetivos:
O principal objetivo da parada é otimizar o ensino jurídico do curso de direito, pois traz o mundo jurídico pra próximo do aluno calouro, e melhorar o serviço do NPJ produz, mudando, também, o funcionamento do judiciário.

Metodologia:
A metodologia é através de várias práticas reflexivas, que serão desenvolvidas com a ida destes alunos ao Núcleo de Prática jurídica. Pela prática de uma observação participante, ele aprenderá um pouco sobre processo e questões legislativas, ou seja, a ciência tosca da juricidade, e também meios de trazer ao judiciário uma inserção social da população da Ceilândia.



Enfim, eu tenho uma literatura vasta para desenvolver esse texto aqui.
Espero que vocês façam muitas críticas ;)

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